Notícia
Capoulas Santos volta à Agricultura
Antigo ministro de António Guterres para a Agricultura, Luís Capoulas santos volta às funções de ministro da tutela, após 10 anos como deputado europeu.
Negócios
25 de Novembro de 2015 às 13:20
Aos 64 anos, Luís Capoulas Santos vai entrar, pela terceira vez, na porta do Ministério da Agricultura no Terreiro do Paço, como governante.
Nos Executivos liderados por António Guterres, exerceu o cargo de secretário de Estado da Agricultura (de 1995 a 1998) e de ministro da tutela, entre 1999 e 2002, depois da saída de Fernando Gomes da Silva e antes de Sevinate Pinto (2002 a 2004), que o sucedeu já na liderança governamental de Durão Barroso.
Com Assunção Cristas, ministra da Agricultura do Governo de coligação PSD/CDS-PP, teve, desde Junho de 2011, uma relação "diplomática" por força, também, ter sido escolhido pelo hemiciclo de Estrasburgo, no último mandato, para representar o Parlamento Europeu na avaliação e negociação com a Comisão Europeia da última reforma da PAC - Política Agrícola Comum. A sua saída do PE, em 2014, contudo, quebrou aquela relação institucional e intensificou as cores políticas das partes. Os efeitos nacionais do fim das quotas leiteiras na União Europeia (1 de Abril deste ano), motivou a última troca de críticas entre Cristas, o PS e Capoulas Santos.
Como Edite Estrela, Correia de Campos e Vital Moreira, ficou, na Primavera de 2014, de fora da lista do PS às europeias. Em reacção, disse: "O meu perfil não se enquadra nas prioridades que foram definidas, mas reconheço que é uma boa lista, e a prova disso é que foi aprovada por unanimidade" pela Comissão Política Nacional do PS a 24 de Março do ano passado.
Licenciado em Sociologia, antigo técnico superior de agricultura e deputado da Assembleia da República (1991 e 1995), é desde 2013, membro da Assembleia Municipal de Évora (Capoulas Santos é natural de Montemor-o-Novo, tendo sido vereador da Câmara em 1976) e preside actualmente à Federação Distrital de Évora do PS.