Notícia
Assis fora dos órgãos nacionais do PS
Francisco Assis vai ficar de fora dos órgãos sociais, noticiou a Lusa.
O cabeça de lista socialista às europeias, Francisco Assis, vai ficar fora de todos os órgãos nacionais, uma decisão comunicada ao coordenador da minoria "segurista" no processo de elaboração das listas, Álvaro Beleza.
Francisco Assis já tinha referido à agência Lusa ao início da noite que abandonaria o congresso em sinal de desagrado com a total ausência de indicações por parte da mesa sobre a hora em que discursaria, depois de ter sido inscrito para intervir por um seu colaborador, Afonso Abreu, ao fim da manhã, logo após a sessão de abertura do congresso.
Segundo uma fonte da linha da anterior direcção, mais do que qualquer questão com o processo de elaboração das listas para os órgãos nacionais, Assis discorda do caminho político que tem sido traçado por alguns dos principais dirigentes da equipa de António Costa, casos do líder parlamentar, Ferro Rodrigues, e do líder da federação de Aveiro e "vice" da bancada socialista, Pedro Nuno Santos.
Em caso de ausência de maioria absoluta do PS nas próximas eleições legislativas, Assis defende entendimentos preferenciais com o PSD, algo que a maioria dos membros do núcleo político de Costa discorda.
Neste congresso, Ferro Rodrigues defendeu que entendimentos com o PSD teriam como consequência um reforço dos populismos no país.