Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

André Ventura: Chega vai impedir extrema-direita em Portugal

O deputado eleito a 6 de outubro afasta-se de movimentos extremistas na Europa, como os alemães da AfD ou os gregos da Aurora Dourada, apresentando o novo partido no Parlamento como “uma direita muito democrática e liberal na economia”.

Lusa
28 de Outubro de 2019 às 09:59
  • ...

André Ventura mostra-se "convencido que não vai haver extremo nenhum em Portugal" e sustenta que "isso se deve muito ao Chega e ao papel que o Chega vai ter". "No final da legislatura vão reconhecer que é um partido democrático", acrescentou.

 

Numa entrevista ao Público em que faz o contraponto entre o partido que fundou e o alemão AfD, populista de extrema-direita, que apresenta como "um partido ridículo, extremista e desumano", Ventura recusa também parcerias ou contactos com a Aurora Dourada, da Grécia, que "são um bando de criminosos".

 

"Considero-me uma pessoa de direita, integrada numa direita que até pode, nalguns aspetos, querer uma democracia mais musculada do ponto de vista da segurança e da justiça, mas para nós os alicerces da democracia são fundamentais. (…) Somos essencialmente uma direita à portuguesa, muito democrática e liberal quanto à economia", resumiu.

 

Aliás, na área económica, André Ventura faz questão nesta entrevista de dizer que o Chega tem "diferenças em relação à extrema-direita que, por essa Europa fora, é sobretudo estatizante e defende lógicas do controlo do poder económico pelo Estado" e que "são mais próximas do Partido Comunista do que da tal direita liberal".

 

Reclamando que mais liberdade económica, o deputado eleito nas legislativas de 6 de outubro recusa ter recebido financiamento para a campanha de movimentos ligados a Steve Bannon ou a Jair Bolsonaro. "Primeiro, nunca seria ético, segundo porque seria ilegal. Nós queremos ser diferentes dos outros, não vamos cometer ilegalidades", concluiu.

Ver comentários
Saber mais André Ventura Chega
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio