Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Alexandra Leitão: “Precisamos de um choque salarial, não choque fiscal”

Caso seja Governo, o PS não vê obstáculo a legislar a atualização anual de escalões de IRS à inflação. Para as pensões mais baixas, poderá também legislar subidas mínimas. Na Função Pública, promete somar medidas para inverter ciclo de perda de poder de compra.
Maria Caetano, Paulo Ribeiro Pinto e Bruno Colaço - Fotografia 27 de Fevereiro de 2024 às 08:45
Video Player is loading.
Current Time 0:00
Duration 57:07
Loaded: 0.29%
Stream Type LIVE
Remaining Time 57:07
 
1x
    • Chapters
    • descriptions off, selected
    • subtitles off, selected
    • en (Main), selected

    Alexandra Leitão diz que o PS quer continuar a acelerar o salário mínimo e pôr economia e Estado a apoiarem subida da média salarial.

     

    Se o PS ganhar, a atualização de escalões de IRS à inflação será feita todos os anos?

    O compromisso é fazer todos os anos tendo em conta a taxa de inflação. Temos um conjunto de medidas , transversal, em IRS: deduzir mais para quem paga rendas, alargar o IRS jovem, atualizar escalões à inflação todos os anos, e reforçar a redução do IRS para a classe média dentro da margem orçamental. Há deduções específicas de IRS que quem não paga IRS não tem – cerca de 40% das famílias portuguesas. Até ao montante da dedução específica para quem paga IRS, haverá uma devolução do IVA. Quando se fala em choques fiscais – tem sido muito falado pela AD, da IL nem se fala – cerca de metade da população fica de fora. A devolução do IVA chega a essas pessoas. Também há uma medida no IVA da energia. Mas aquilo de que precisamos é de um choque salarial e não um choque fiscal. Precisamos de pessoas a ganhar mais e, para isso, de investir mais na economia e de ter seletividade na economia.

    Ver comentários
    Saber mais Alexandra Leitão PS podcast eleições serviços públicos
    Outras Notícias
    Mais notícias Negócios Premium
    + Negócios Premium
    Capa do Jornal
    Publicidade
    C•Studio