Notícia
A três dias das eleições, Merkel recua nas sondagens mas mantém liderança destacada
Uma sondagem da GMS mostra que o partido da chanceler alemã reúne 37% das intenções de voto, menos 1% do que na anterior.
A apenas três dias das eleições legislativas na Alemanha, uma nova sondagem aponta para um recuo nas intenções de voto no partido de Angela Merkel, e uma subida do apoio ao xenófobo e anti-Islão Alternativa para a Alemanha (AfD).
Ainda assim, os democratas cristãos (CDU) liderados pela chanceler alemã continuam encaminhados para vencer as eleições deste domingo, reunindo 37% das intenções de voto, segundo a sondagem da GMS revelada esta quinta-feira, 21 de Setembro. Este valor representa uma descida de 1% face à anterior sondagem.
O principal adversário - os social-democratas (SPD) de Martin Schulz – continua afastado do primeiro lugar, mantendo 22% das intenções de voto.
O AfD, prestes a entrar na câmara baixa do Bundestag (Parlamento alemão) pela primeira vez, subiu para 10%, enquanto os liberais do FDP e os esquerdistas do Die Linke reúnem 9%, cada. Os Verdes contam com 8% das intenções de voto, de acordo com a sondagem.
Os dados revelados apontam ainda para uma abstenção de 34%, mais elevada do que os 29% de eleitores que não votaram nas últimas eleições, há quatro anos.
As possibilidades de coligações pós-eleitorais Alemanha: