Notícia
Responsáveis da Fed divididos sobre subida de juros em Dezembro
A inflação persistentemente baixa nos Estados Unidos gerou divisões entre os responsáveis da Reserva Federal, revelam as minutas da última reunião do banco central.
A Reserva Federal sinalizou na última reunião que o banco central estava pronto para agravar a taxa de juro pela terceira vez este ano em Dezembro, mas o tema gerou divisões entre os responsáveis do banco central.
Muitos responsáveis "expressaram preocupações que o baixo nível da inflação este ano possa reflectir não só factores transitórios, mas também a influência de desenvolvimentos que podem ser mais persistentes", revelam as minutas da reunião de 19 e 20 de Setembro.
Foram assim vários os responsáveis da Fed que assinalaram que uma nova subida das taxas de juro "dependerá se os próximos indicadores económicos reforçarem a confiança na subida da inflação" para valores próximos na meta dos 2%.
Antes da Fed ter revelado estas minutas, o mercado estava a atribuir uma probabilidade de 78% a uma subida da taxa de juro de referência na reunião de 12 e 13 de Dezembro. Uma expectativa que pode agora ser revista em baixa, já que a própria Fed reconhece que alguns responsáveis pedem "paciência" na política de remoção de estímulos monetários, até ser possível ter uma visão mais clara sobre o rumo da inflação.
Os valores persistentemente reduzidos da inflação nos EUA têm marcado o debate sobre a política monetária no país, já que muitos temem que um agravamento dos juros pressione ainda mais a inflação, apesar de a economia continuar a dar sinais positivos.