Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nota de 50 libras terá a cara de Alan Turing, matemático britânico da Segunda Guerra

O Banco de Inglaterra anunciou que Alan Turing será a cara da nota de 50 libras. O matemático britânico foi decisivo durante a Segunda Guerra Mundial por ter descodificado as mensagens dos nazis alemães.

15 de Julho de 2019 às 15:10
  • 1
  • ...
O Banco de Inglaterra anunciou esta segunda-feira, 15 de julho, que Alan Turing dará a cara pela nota de 50 libras a partir de 2021. A escolha foi feita por Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra, a partir de uma lista de 12 finalistas onde se incluía Stephen Hawking ou Rosalind Franklin. 
O banco central descreve Turing como um dos "mais influentes pensadores do século XX" por causa do seu trabalho sobre computadores, os avanços na descodificação de códigos e as suas "ideias visionárias" na área da inteligência artificial. "Cimentou as bases para os desenvolvimento em inteligência artificial ao considerar a questão sobre se as máquinas poderiam ou não pensar", descreve o banco central.

Apelidado como o pai da computação, Alan Turing é mais conhecido pelo seu trabalho de descodificação de mensagens e de máquinas durante a Segunda Guerra Mundial. Usando o equipamento "British Bombe", o britânico conseguiu decifrar códigos criptográficos com origem nas máquinas "Enigma". Estas eram usadas pelos nazis alemães para comunicarem a estratégia de combate em segredo.

"Alan Turing foi um matemático excelente cujo trabalho tem tido um impacto enorme na forma como vivemos hoje", notou Mark Carney, num comunicado que acompanhou a sua decisão. As notas emitidas pelo Banco de Inglaterra têm a face da rainha Isabel II de um lado e a de uma personalidade no outro. Newton, Darwin e Michael Faraday são exemplos das personalidades já escolhidas.

Além da foto de Turing tirada em 1951 e a sua assinatura, a nota de 50 libras terá detalhes sobre o seu trabalho enquanto matemático. Pode também ser lida uma frase que disse ao jornal The Times numa entrevista em 1949: "Isto é apenas um aperitivo do que está para vir, e apenas a sombra do que vai ser".

Alan Turing morreu em junho de 1954, aos 41 anos, na sua casa em Wilmslow, perto de Manchester, por suicídio, após ter sido condenado a castração química por ser homossexual. Em 2013 viria a ter um perdão por parte da família real na sequência de uma petição da sociedade civil.
Ver comentários
Saber mais Alan Turing Libras matemático WWII Banco de Inglaterra
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio