Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fed e BCE em contramão. Porquê?

Oito anos após o deflagrar da crise nos EUA, os bancos centrais dos dois lados do Atlântico estão a adoptar políticas opostas. É a resposta a situações muito distintas na economia.

Mario Draghi é o 2.º Mais Poderoso 2015
É quem manda nos maiores bancos portugueses e, claro, da Zona Euro. Mario Draghi dita ganhos e perdas dos bancos. Hoje os líderes
dos quatro grandes bancos portugueses têm de ir a Frankfurt justificar a saúde das suas instituições. A história contará ainda o papel que Frankfurt teve no colapso do BES. É também por isso Mario Draghi sobe nos Poderosos. Acresce que tem nas suas mãos o (baixo) custo do financiamento dos países mais endividados, devido à política que lançou de compra de dívida pública que fez baixar as taxas.
17 de Setembro de 2015 às 00:01
  • Partilhar artigo
  • ...
Enquanto a Reserva Federal baixou a taxa de juro central para próximo de zero logo em 2008, altura em que também começou a comprar dívida pública em larga escala, o BCE resistiu a usar estes instrumentos de estímulo monetário até 2014. E só este ano iniciou o seu programa de "quantitative easing".

A diferença nas estratégias seguidas na política monetária não é o único factor ...
Ver comentários
Saber mais BCE FED Quantitative Easing
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio