Notícia
Draghi: “Vamos receber da Grécia, assim como o FMI” na segunda-feira
O presidente do BCE, Mario Draghi, diz que “todas as evidências” de que dispõe lhe permitem afirmar que o BCE e o FMI serão pagos até segunda-feira.
Mario Draghi mostrou-se confiante que receberá na segunda-feira os 4,2 mil milhões de euros que lhe são devidos em empréstimos (3,5 mil milhões) e juros (690 milhões). O FMI também deverá receber o dinheiro que está em atraso. Esse é o principal objectivo dos 7 mil milhões de euros de um empréstimo ponte aprovado quinta-feira pelos ministros das Finanças dos 28.
"Todas as evidências que tenho levam-me a dizer que seremos pagos [a 20 de Julho], assim como o FMI", afirmou o presidente do banco central durante a conferência de imprensa que se seguiu à reunião de dois dias do Conselho do BCE em Frankfurt. Minutos depois as autoridades europeias confirmavam que os 28 ministros das Finanças da UE davam o seu aval ao empréstimo-ponte aos gregos que será concedido pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira, gerido pela Comissão Europeia. O Eurogrupo, que representa os Governos do euro, já tinha feito o mesmo pela manhã.
Além dos 4,2 mil milhões de euros ao BCE, a Grécia tem em atraso 473 milhões de euros face ao banco central da Grécia e outros 1,9 mil milhões ao FMI. Até meados de Agosto, quando se prevê que o terceiro resgate possa estar aprovado, há ainda outros pagamentos menores, incluindo 180 milhões ao FMI.