Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE sinaliza nova mudança na comunicação

A possibilidade de serem publicadas as minutas – permitindo perceber o sentido de voto dos 23 membros do Conselho de Governadores – tem sido debatida por vários responsáveis ligados à governação da moeda única desde o ano passado.

Bloomberg
  • 1
  • ...

A forma de comunicar com o mercado do Banco Central Europeu (BCE) está a mudar. Depois da inédita garantia no início de Julho de que as taxas de juros não subiriam na Zona Euro por um "prolongado período de tempo", eis que dois dos seis membros que compõem o Conselho Executivo do banco vêem defender a publicação das minutas das reuniões mensais do Conselho de Governadores da Zona Euro onde se decidem as taxas de juros e a política monetária.

O método visa aumentar a transparência e a eficácia da política monetária e conta com o apoio do francês Benoît Couré e do alemão Jörg Asmussen. "A transparência é importante para a eficácia da política monetária", afirmou Benoît Coeuré em entrevista conjunta com Jörg Asmussen, publicada ontem no "Sueddeutsche Zeitung" e no "Le Fígaro" e citada pela Bloomberg.

A possibilidade de serem publicadas as minutas – permitindo perceber o sentido de voto dos 23 membros do Conselho de Governadores – tem sido debatida por vários responsáveis ligados à governação da moeda única desde o ano passado. A 8 de Julho, o economista-chefe do BCE, Peter Praet, disse que "mais tarde ou mais cedo, vamos publicar as minutas".

"Há algum tempo que o BCE se sente frustrado com a constante especulação sobre os seus próximos passos", afirmou o economista do Royal Bank of Scotland, Richard Barwell, à Bloomberg. "Os mercados estão, constantemente, a reagir com excesso ao que BCE faz. E publicar as minutas seria uma forma de educar o mercado", acrescentou o mesmo economista que, numa nota enviada ontem a clientes considera que a decisão de Julho de pré-anunciar decisões de juros foi "o início de um admirável mundo novo na estratégia de comunicação do BCE".

Ver comentários
Saber mais BCE minutas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio