Notícia
Banco do Japão anuncia programa de compra de dívida soberana
O anúncio da instituição liderada por Haruhiko Kuroda levou o Topix a encerrar em alta pela sexta sessão consecutiva, no nível mais elevado desde Fevereiro.
O Banco do Japão anunciou esta quinta-feira, 17 de Novembro, um programa de compra de dívida soberana, sem limites definidos, com o objectivo de conter a subida das ‘yields’.
O banco central lançou duas operações, uma para comprar títulos de dívida a dois anos a -0,09%, e outro para adquirir dívida a cinco anos a -0,04%.
A decisão da instituição liderada pelo governador Haruhiko Kuroda (na foto) surge depois de uma série de sessões marcadas pela subida dos juros, a nível global, na sequência da vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas.
O Japão não ficou imune a este movimento de agravamento das ‘yields’, com os juros da dívida a dez anos a subirem para terreno positivo esta semana, pela primeira vez desde 21 de Setembro.
Esta quinta-feira, a ‘yield’ das obrigações a dez anos acabou por recuar 2,4 pontos base para 0,003%, enquanto a cinco anos desceu 5,0 pontos base para -0,09%.
Além de motivar uma queda dos juros no mercado secundário, o anúncio do Banco do Japão levou o índice Topix a valorizar pela sexta sessão consecutiva e a encerrar no nível mais elevado desde o dia 3 de Fevereiro.