Notícia
Portugal melhora três lugares no ranking dos países com mais miséria
A lista que tem por base o "índice de miséria" conta com 66 economias, e é encabeçada pela Venezuela.
Portugal é o 25º país com mais miséria do mundo em 2018, segundo o ranking da Bloomberg que tem por base o índice de miséria (misery index), que relaciona as perspectivas para a inflação e desemprego.
O país desce assim três posições face à lista de 2017 - em que ocupava o 22º lugar – numa altura em que o desemprego continua a descer e o crescimento dos preços permanece baixo. Apenas dois anos antes, em 2015, estava em 10º lugar.
Portugal surge mais bem posicionado do que França, Itália e Espanha, que ocupa este ano o oitavo lugar de uma lista de 66 países encabeçada pela Venezuela.
A hiperinflação empurra mais uma vez este país da América do Sul para o primeiro lugar do ranking dos mais miseráveis do mundo, num ano em que os economistas antecipam que o crescimento dos preços atingirá os 1.864%. A pontuação da Venezuela no ranking (1.872 pontos) é três vezes superior à verificada em 2017.
No extremo oposto, com o estatuto de economia "com menos miséria" aparece novamente a Tailândia, seguida por Singapura, Suíça e Japão.
A Bloomberg sublinha, no entanto, que o índice de miséria se baseia no antigo conceito de que uma inflação e uma taxa de desemprego baixas geralmente traduzem um elevado nível de bem-estar da população de uma economia. Porém, registos baixos neste dois indicadores nem sempre são positivos: preços persistentemente baixos, por exemplo, podem sinalizar uma fraca procura.
No geral, sublinha a agência noticiosa, os resultados "sinalizam um outlook global positivo". Os economistas antecipam que a economia mundial vai crescer 3,7% em 2018, o mesmo ritmo verificado no ano passado, que foi o mais elevado desde 2011.