Notícia
PIB de Israel cresce ao ritmo mais lento em duas décadas
Ainda assim, a economia cresceu acima das estimativas oficiais. Gastos com defesa deram impulso.
A guerra em Gaza já se reflete nas contas de Israel. A economia cresceu apenas 1% em 2024, o ritmo mais lento em duas décadas, excluindo o período pandémico.
O investimento fixo e as exportações afundaram, fruto de mais de um ano de guerra, de acordo com dados do gabinete de estatíticas de Israel divulgados esta segunda-feira. O produto interno bruto (PIB) avançou 1% no ano passado para 565 mil milhões de dólares, mas acelerou 2,5% no último trimestre, bem abaixo das projeções de 5,3%, indica a Bloomberg.
Ainda assim, o crescimento da economia no total de 2024 superou as estimativas oficiais (0,6%), impulsionado essencialmente pelo consumo. O setor público assistiu a um pico de gastos com defesa militar, em particular através de pagamentos ao exército, habitação para deslocados e indemnizações a negócios e indivíduos.
O crescimento da economia foi afetado, em parte, por uma força de trabalho reduzida, já que milhares de residentes foram convocados para a reserva militar.
A guerra em Gaza começou em outubro de 2023, depois de um ataque do Hamas no sul de Israel, que resultou em mais de 200 reféns. Um cessar-fogo entrou em vigor a 19 de janeiro.