Notícia
ONU: Candidatos derrotados dão parabéns a Guterres
Vários dos 12 candidatos a secretário-geral da ONU ultrapassados hoje por António Guterres nas votações do Conselho de Segurança já deram os parabéns ao candidato e elogiaram a sua candidatura.
"Resultados agridoces hoje. Amargos: não é uma mulher. Doces: venceu o melhor homem na corrida. Parabéns, António Guterres. Estamos todos contigo", escreveu no Twitter a candidata da Costa Rica, Christiana Figueres, que desistira da corrida no mês passado.
Outra mulher, Helen Clark, lembrou que conhece António Guterres desde que ele era primeiro-ministro de Portugal e ela era primeira-ministra da Nova Zelândia, tendo trabalhado juntos na ONU nos últimos anos.
Kristalina Georgieva, que entrou na corrida apenas na semana passada, deu os parabéns ao português e desejou "a melhor das sortes na procura de uma agenda ambiciosa para a ONU."
Irina Bokova, que durante muito tempo foi tida como favorita, desejou "os mais sinceros parabéns" ao seu colega da ONU, onde dirige a UNESCO, e disse estar "mais do que confiante de que será um excelente secretário-geral."
Danilo Turk e Vuk Jeremic também recorreram ao Twitter para dar os parabéns a António Guterres.
"Parabéns a António Guterres ao tornar-se no próximo secretário-geral da ONU. Desejo-lhe o melhor na concretização das suas novas funções", escreveu Jeremic, o sérvio que chegou a estar em segundo lugar na corrida.
Depois da resolução com o nome de Guterres ser aprovada amanhã pelo Conselho de Segurança, o nome do português segue para aprovação na Assembleia Geral da ONU.
O novo secretário-geral da organização substitui Ban Ki-moon e entra em funções a 1 de Janeiro de 2017.