Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump pausa tarifas sobre o México por um mês

Depois de uma "boa conversa" com Donald Trump, a presidente do México disse que a introdução de tarifas de 25% sobre os produtos mexicanos foi pausada por um mês. Dois países vão estar em negociações nesse período.

Trump assinou as ordens executivas das tarifas sobre o México no passado sábado. Carlos Barria/Reuters
  • ...

A presidente do México anunciou que a introdução pelos Estados Unidos de taxas aduaneiras de 25% sobre os produtos mexicanos foi adiada por um mês, depois de ter dialogado com Donald Trump e acordado um reforço de meios para combater o tráfico de drogas.

"Tivemos uma boa conversa com o presidente Trump (...) As tarifas ficam suspensas por um mês a partir de agora", afirmou Claudia Sheinbaum Pardo, na rede social 'X' .

Segundo a chefe de Estado mexicana, o México vai colocar "imediatamente" mais 10 mil guardas nacionais nas fronteiras com os Estados Unidos para evitar o tráfico de drogas, nomeadamente do opiácio fentanil (que foi apontado por Donald Trump como o principal motivo para impor tarifas ao México). 

Por sua vez lado, os Estados Unidos comprometeram-se a trabalhar para evitar o tráfico de armas para o México, afirmou Sheinbaum.

Equipas dos dois países a começarem a trabalhar já hoje nesse sentido, terminou.

Apesar do adiamento da imposição de tarifas sobre o México, não há notícias ainda de que isso possa acontecer nas tarifas impostas ao Canadá (também de 25% - com exceção dos produtos petrolíferos, aos quais se aplicará uma tarifa de 10%) e à China (de 10%). Trump falará com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, mais tarde sobre o assunto.

Segundo o Guardian, Donald Trump confirmou o anúncio da presidente mexicana na rede social que fundou, a Truth Social. "Foi uma conversa muito amigável", começa por dizer, dando mais detalhes sobre o reforço de segurança na fronteira. "Estes militares [mexicanos] vão ser designados especificamente para parar o fluxo de fentanil e de migrantes ilegais", afirmou o presidente dos Estados Unidos (Sheinbaum Pardo não faz referência à migração). 

Depois da pausa de um mês, prossegue Donald Trump, os Estados Unidos e o México "vão ter negociações", lideradas pelo Secretário de Estado, Marco Rubio, o Secretario do Tesouro, Scott Bessent, e o Secretário do Comércio Howard Lutnick, e representantes de alto nível do México.

"Estou expectante por participar nessas negociações com a presidente Sheinbaum, enquanto tentamos encontrar um acordo entre os dois países", termina Trump. 

(Notícia atualizada às 16:24 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Tráfico de droga Tarifas México Donald Trump Estados Unidos Claudia Sheinbaum economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio