Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Guterres visita a Turquia, cinco países do Médio Oriente e a Alemanha  

O secretário-geral da ONU, António Guterres, inicia hoje uma visita à Turquia, a cinco países do Médio Oriente e à Alemanha, realizando a sua primeira grande viagem desde que assumiu a liderança das Nações Unidas a 1 de Janeiro.  

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, homenageou Mário Soares como 'um dos raros líderes políticos de verdadeira estatura europeia e mundial', a quem os portugueses devem 'em grande medida, a democracia, liberdade e respeito pelos direitos fundamentais'. 'Presto a minha homenagem a Mário Soares, certo de que figurará na nossa memória e na história do nosso país, como um homem livre que quis que todos nós vivêssemos em liberdade e que lutou toda uma vida para que isso fosse possível', afirma o secretário-geral da ONU, numa declaração enviada à Lusa. 
Na nota, o antigo primeiro-ministro português diz ter tomado conhecimento da morte do ex-Presidente 'com profunda emoção e um agudo sentimento de perda'. 
Na mensagem, Guterres começa por transmitir à família de Mário Soares e, em particular, aos filhos e netos do antigo Presidente, as suas 'sentidas e amigas condolências'. 
'Falei já com os filhos, Isabel e João, junto de quem expressei a minha solidariedade neste momento doloroso do falecimento do seu pai', menciona.
'É, em grande medida, a ele que devemos a democracia, a liberdade e o respeito pelos direitos fundamentais de que todos os portugueses puderam usufruir nas últimas décadas e que são hoje valores adquiridos no nosso país', considera António Guterres, na mensagem. 
Mas, acrescenta, 'a dimensão do legado de Mário Soares ultrapassa em muito as fronteiras de Portugal'. 
Por um lado, porque o país lhe deve a sua 'plena integração' na comunidade internacional, mas também porque 'o seu apego à liberdade e à democracia fazem dele um dos raros líderes políticos de verdadeira estatura europeia e mundial', lê-se na declaração do secretário-geral das Nações Unidas. 
António Guterres afirma ainda que, 'pelo seu empenho político firme e corajoso e pelos princípios e valores que coerentemente prosseguiu ao longo da vida', Mário Soares 'moldou a vida política em Portugal de forma indelével'.  'A liberdade foi sempre o seu valor de referência', refere também.
10 de Fevereiro de 2017 às 08:27
  • 2
  • ...

Segundo anunciou a ONU em comunicado, Guterres vai deixar Nova Iorque ao final da noite de quinta-feira com destino a Istambul, onde vai reunir-se com o Presidente e com o primeiro-ministro da Turquia, respectivamente, Recep Tayyip Erdogan e Binali Yildirim, antes de viajar para a capital da Arábia Saudita, Riade, onde tem previsto encontros com o rei, Salman bin Abdelaziz, e outros altos dirigentes.

 

Emirados Árabes Unidos, Omã, Qatar e Egipto são as paragens seguintes da viagem do diplomata português que, antes de regressar a Nova Iorque, vai visitar a Alemanha para participar, em Bona, num encontro ministerial do G20 e para assistir, em Munique, à Conferência de Segurança que se realiza anualmente.

 

Guterres deve invocar, em Istambul, nomeadamente as conversações de paz sobre a Síria, um tema que também se espera que aborde, a par o conflito israelo-palestiniano e os confrontos no Iémen e Líbia, nos encontros previstos com os líderes dos países do Médio Oriente.

 

Segundo o comunicado das Nações Unidas, Guterres vai discutir uma série de "problemas regionais".

 

Na Conferência de Segurança anual, em Munique, o secretário-geral da ONU tem previsto defender a necessidade de uma diplomacia da paz, uma maior atenção relativamente à prevenção de conflitos e ainda um compromisso mais claro com o multilateralismo, segundo o mesmo comunicado.

Ver comentários
Saber mais Guterres Nova Iorque Istambul Turquia Recep Tayyip Erdogan Binali Yildirim Arábia Saudita Riade Emirados Árabes Unidos Omã Qatar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio