Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Barack Obama assegurou a presidente francês que os EUA já não o espiam

O presidente dos EUA, Barack Obama, ligou a François Hollande para garantir que os serviços secretos norte-americanos não andam a espiar as suas comunicações, reiterando a promessa feita há dois anos.

Reuters
25 de Junho de 2015 às 18:49
  • ...

O telefone foi breve, conta o The Guardian, e surge no seguimento das revelações avançadas esta semana pelo Wikileaks e que davam conta de actos de espionagem por parte da NSA, autoridade de segurança nacional norte-americana, aos presidentes Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy e o actual presidente francês, François Hollande.

Esta quarta-feira, 24 de Junho, Hollande garantiu que "França não vai tolerar acções que ameacem a sua segurança e a defesa dos seus interesses", e o embaixador norte-americano em Paris foi convocado pelo ministro dos Assuntos Estrangeiros francês.

Obama, segundo um comunicado citado pelo jornal britânico, "reafirmou o compromisso sério com as relações bilaterais" no telefonema a Hollande e garantiu que os serviços secretos "não estão e não vão espiar as comunicações do presidente francês".

Este comunicado não esclarece porém se os EUA continuam a espiar outros responsáveis ou autoridades francesas.

Depois das revelações do Wikileaks, avançadas inicialmente pelo jornal Liberation e pelo jornal digital Mediapart, Hollande reuniu-se de emergência com os seus ministros e autoridades militares.

Obama vem, assim, tentar pôr um ponto final neste tema, mas Julian Assange, fundador do Wikileaks, já prometeu mais "revelações importantes", num comunicado citado pela Reuters.

Ver comentários
Saber mais Hollande espionagem Barack Obama EUA França Serviços secretos NSA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio