Notícia
Samaras promete estender “a passadeira vermelha” ao investimento estrangeiro
O acordo de comércio bilateral entre a China e a Grécia pode duplicar o volume de negócios até 2015. Mais investimento chinês no porto de Piraeus ficou também garantido na visita de Antonis Samaras à China.
De visita à China, o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, comprometeu-se a estender “a passadeira vermelha” aos investidores estrangeiros, quando a Grécia recuperar da crise económica, escreve a agência Bloomberg.
Antonis Samaras afirmou que o país que lidera está “ancorado à Zona Euro” e mostrou-se confiante numa “nova era” de cooperação. “A Grécia está determinada em tornar a crise numa oportunidade para um novo começo”, garantiu o primeiro-ministro num fórum empresarial decorrido na China.
O primeiro-ministro grego mostrou-se grato a Pequim, afirmando que a China é “um verdadeiro amigo dos gregos”.
Entre a China e a Grécia pode surgir uma “parceria forte”, disse Samaras. Para já, o vice-ministro do Comércio da China, Jiang Yaoping, afiançou que o país irá aumentar o investimento no porto de Piraeus. Já Li Kequiang, primeiro-ministro chinês que sucedeu a Wen Jiabao, em Março, afirmou que espera ver o actual acordo de comércio bilateral duplicar o volume até 2015, escreve “China Daily”. Dados oficiais da China mostram que este acordo ascendeu aos 3,38 mil milhões de dólares, em 2012, segundo a mesma fonte.
O investimento em infra-estruturas na União Europeia (UE), foi também mencionado pelo vice-ministro do Comércio.