Notícia
China revê em baixa crescimento de 2014
A economia chinesa cresceu ligeiramente menos no ano passado do que o inicialmente reportado, revelou esta segunda-feira o instituto de estatística do país, citado pela imprensa internacional.
O produto interno bruto (PIB) da China cresceu 7,3% em 2014, revelou esta segunda-feira, 7 de Setembro, o instituto de estatísticas do país. Os últimos dados, divulgados em Janeiro, reportaram uma expansão de 7,4%.
O instituto de estatística do país adiantou ainda que os dados podem ainda ser revistos mais uma vez. A próxima leitura do PIB será revelada em Janeiro de 2016.
Apesar de a diferença ser pequena, esta revisão acaba por aumentar os receios em torno da China e aumenta a perspectiva de que Pequim não conseguiu alcançar a meta de crescimento de 7,5% traçada para o ano passado.
Para 2015, a China estima crescer 7%, o que representará o menor ritmo de expansão dos últimos 25 anos. Os últimos dados referentes a este ano revelam que o PIB chinês cresceu 7% no segundo trimestre do ano.
Os receios em torno da segunda maior economia do mundo têm aumentado, com os indicadores a apontarem para um abrandamento da economia. O crescimento da China terá sido de 6,6% em Julho, o que corresponde a um abrandamento face aos 7,4% registados antes, de acordo com a compilação de dados da Bloomberg. A produção industrial da China aumentou 6% em Julho, o que compara com o aumento de 9% há um ano. As vendas a retalho cresceram perto do ritmo mais lento desde 2006 e as exportações caíram 8,3% em Julho.