Notícia
China aumenta exportações com incentivos de crédito
As exportações chinesas aumentaram mais do que as previsões para este último mês, em cerca de 28%, através de uma medida de crédito que ajudou a nação a recuperar após sete trimestres em quebra.
As vendas ao exterior aumentaram 14,1% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do banco central, comparando com os 5% de previsão da Bloomberg. Os financiamentos concedidos aumentaram de 1,27 biliões de yuan, cerca de 154 mil milhões de euros, para 1,63 biliões de yuan, através de empréstimos bancários e não bancários.
As bolsas asiáticas aumentaram os seus ganhos depois de terem sido tornados públicos os relatórios que demonstram que a recuperação da segunda maior potência do mundo está a ganhar tracção, enquanto a procura mundial estabiliza.
“Os resultados demonstram o bom momento depois de um início fraco em 2012”, afirmou Louis Kuijs, economista chefe na China do Royal Bank of Scotland, que anteriormente trabalhou no banco mundial, em Pequim.
As importações aumentaram 6% no mês passado, depois de se terem mantido inalteradas no mês anterior. A balança comercial teve um excedente de quase o dobro do ano passado, estimado em cerca de 31,6 mil milhões de dólares (27,6 mil milhões de euros).