Notícia
Santos Silva: "Foi lamentável" o que aconteceu nas eleições da Venezuela
O ministro português dos Negócios Estrangeiros lamenta a "fraca" participação popular e o prazo injustificado "que não permitiu às diferentes forças políticas concorrerem".
O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, lamentou esta segunda-feira que as eleições na Venezuela, que deram a vitória a Nicolás Maduro, tenham tido uma "fraca" participação popular.
"Registamos e lamentamos que as eleições na Venezuela tenham decorrido com uma fraca participação popular – foram mais os que não votaram do que os que votaram -, com um prazo injustificado e que não permitiu às diferentes forças políticas concorrerem. Foi lamentável, mas tudo isto estava previsto", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, à margem da conferência Exporta Online, organizada pela AICEP em Matosinhos.
Augusto Santos Silva adiantou ainda, em declarações aos jornalistas, que na próxima segunda-feira haverá uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da EU "que dará uma resposta completa e colectiva sobre como podemos contribuir para resolver a crise política no país e os problemas económicos e sociais para a população venezuelana".
Nicolás Maduro foi reeleito este domingo para um novo mandato de seis anos à frente da Venezuela. O sucessor de Hugo Chávez reivindicou que esta foi uma vitória contra o "imperialismo", mas a oposição venezuelana recusa-se a reconhecer o resultado e denunciou várias irregularidades.