Notícia
Pedidos de subsídio de desemprego aumentam nos Estados Unidos
Mais americanos requisitaram o subsídio de desemprego na semana passada, ainda que o feriado de segunda-feira tenha impedido que cinco Estados pudessem ter realizado a contagem completa.
As aplicações para o subsídio de desemprego aumentaram em cerca de 10.000 na semana passada, para 354.000, segundo o Departamento do Trabalho de Washington. A previsão dos economistas apontava para 340.000 pedidos, ou seja, para uma diminuição dos mesmos, algo que não se veio a verificar.
Os Estados da Virgínia e de Wyoming tiveram de recorrer a estimativas realizadas por si mesmos, ao passo que para o Havai, Minesota e Oregon, o Departamento do Trabalho utilizou apenas projecções, segundo um porta-voz do Governo.
“As empresas ainda estão cautelosas no que toca a contratar”, afirmou Stephen Stanley, economista da Pierpont Securities. “Numa recuperação normal, é costume ver muita criação de postos de trabalho assim que as coisas começam a mudar, e ainda não vimos isso”.
Os gabinetes governamentais estiveram encerrados dia 27, segunda-feira, o que encurtou o tempo disponível para processar as aplicações das pessoas que recorreram ao subsídio de desemprego, segundo a Bloomberg.
As primeiras estimativas andaram entre os 325.000 e os 360.000 pedidos de subsídio de desemprego, sendo que mais tarde as previsões assentaram em 344.000, de acordo com as previsões dos economistas da Bloomberg.
Esta é a quarta semana em que a média de pedidos de desemprego sobe, de 340.500 para 347.250.