Notícia
Economia dos Estados Unidos cresceu 2,4% no primeiro trimestre
Os gastos dos consumidores norte-americanos registaram, no primeiro trimestre, o maior ganho desde o final de 2010 e levaram o PIB a crescer 2,4%. Ainda assim esta expansão foi ligeiramente inferior à primeira estimativa do Departamento do Comércio devido aos cortes na despesa pública e ao abrandamento do sector da construção.
O produto interno bruto (PIB) norte-americano cresceu 2,4% nos primeiros três meses do ano e não 2,5% como indicavam as primeiras estimativas do Departamento do Comércio. Esta leitura (a segunda de três que serão realizadas) é explicada pelos cortes na despesa pública e pelo abrandamento registado no sector da construção.
A expansão da economia dos Estados Unidos no primeiro trimestre deve-se ao crescimento dos gastos privados, que representam 70% do PIB. Estes aumentaram 3,4% e superaram a estimativa inicial, que apontava para uma subida de 3,2%.
As previsões dos economistas contactados pela Bloomberg indicam que a economia norte-americana poderá abrandar no segundo trimestre do ano e crescer apenas 1,6%.