Notícia
Expectativas em torno da Fed animam Wall Street
Os principais índices norte-americanos encerraram em alta, com os investidores a anteciparem que a Reserva Federal manterá os estímulos à economia devido aos dados económicos mais fracos do que o previsto.
O índice industrial Dow Jones encerrou a subir 0,14% para 15.324,53 pontos.
O Standard & Poor’s 500 fechou a somar 0,4% para 1.654,53 pontos, enquanto o índice tecnológico Nasdaq avançou 0,69% para se estabelecer nos 3.491,29 pontos.
Os números decepcionantes do crescimento económico – o PIB cresceu 2,4% no primeiro trimestre, quando se estimava um aumento de 2,5% - e o anúncio de que mais americanos do que se esperava pediram na semana passada para ter direito ao subsídio de desemprego fazem com que o mercado antecipe que a Fed manterá os estímulos nos actuais moldes.
Na semana passada, o presidente do banco central dos EUA, Ben Bernanke, disse que o ritmo de compra de activos, no âmbito da terceira ronda do programa de estímulos à economia (QE3), poderia começar a ser gradualmente abandonado se as condições económicas melhorassem.
Esta possibilidade, que muitos comentadores e analistas consideraram prematura, pesou fortemente na tendência de Wall Street na semana passada, com o Dow Jones e o S&P 500 a recuarem de máximos históricos.