Notícia
Inflação nos Estados Unidos cai pela primeira vez desde Janeiro
O índice de preços no consumidor caiu 0,1% no mês passado, depois da subida de 0,1% registada em Julho. Os dados são revelados um dia antes de a Fed anunciar a sua decisão sobre a taxa de juro.
A inflação nos Estados Unidos caiu, em Agosto, pela primeira vez desde Janeiro, devido à descida dos preços dos combustíveis.
Segundo os dados divulgados pelo Departamento do Trabalho esta quarta-feira, 16 de Setembro, o índice de preços no consumidor caiu 0,1% no mês passado, depois da subida de 0,1% registada em Julho.
A medida principal, que exclui itens voláteis como os combustíveis e os alimentos, aumentou 0,1% pelo segundo mês consecutivo. Os preços dos bens desceram enquanto os custos dos serviços registaram uma subida ligeira.
A queda de 15% dos custos da energia nos últimos 12 meses e a subida do dólar estão a actuar com um travão sobre a inflação, que a Fed vê como temporário.
Os responsáveis da Reserva Federal norte-americana, que concluem, esta quinta-feira, a reunião mensal de dois dias, terão de considerar as limitações no crescimento dos preços – a inflação está longe da meta de 2% do banco central – e a deterioração das estimativas para o crescimento global, numa altura em que equacionam a primeira subida dos juros desde 2006.