Notícia
EUA vão acabar com dois regulamentos por cada um criado
O presidente norte-americano assinou ao início desta tarde uma nova ordem executiva que pretende beneficiar as empresas: por cada novo regulamento que venha a ser criado, as autoridades têm de indicar dois para revogação.
Por cada um novo regulamento que seja criado nos Estados Unidos, as autoridades federais passam a ter de revogar dois já existentes. A medida, que consta de uma ordem executiva assinada por Donald Trump esta segunda-feira, 30 de Janeiro, foi anunciada por fontes do gabinete do presidente recém-empossado.
Os serviços federais passam assim a ter de indicar as regras que pretendem eliminar sempre que queiram propor uma nova e a Casa Branca terá uma palavra a dizer na decisão a tomar, refere a Reuters. Fora deste princípio de simplificação ficam os serviços militares e de segurança nacional.
O presidente norte-americano considerou que a medida assinada esta segunda-feira constitui a mais ambiciosa nesta matéria realizada até à data, concretizando aquela que foi uma das suas promessas de campanha – aliviar o peso da legislação sobre as actividades das empresas.
"Este vai ser o maior acto do género que o nosso país jamais viu. Haverá regulação, haverá controlo, mas será um controlo normalizado," afirmou Donald Trump enquanto assinava a ordem executiva na sala oval da Casa Branca, rodeado por donos de pequenas empresas.
Minutos antes de ser conhecida a medida, Donald Trump dirigia-se a donos de PME do país num pequeno-almoço, garantindo-lhes que "sonho americano está de volta" e que criará um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios, desde logo limitando o número de regulamentos.