Notícia
Estados Unidos abatem balão-espião chinês
Equipamento sobrevoava o espaço aéreo norte-americano e tará sido identificado pelo Pentágono, pela primeira-vez, na quarta-feira passada.
Militares norte-americanos abateram este sábado o balão-espião chinês que sobrevoou a América do Norte ao longo desta semana, tendo igualmente desenvolvido esforços para recuperar os destroços e obter mais informações sobre a nave de vigilância que percorreu o seu espaço aéreo.
O secretário de Estado de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, um caça da força aérea norte-americana atingiu o balão de vigilância na costa da Carolina do Sul, no espaço aéreo americano e sobre as suas águas territoriais.
A autorização para que o balão chinês fosse abatido terá sido dada por Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, na última quarta-feira, confirmou também Lloyd Austin.
JUST IN: HD video of the Chinese spy balloon being shot down by US Air Force. pic.twitter.com/oyjmzpFOT5
— Remarks (@Remarks) February 4, 2023
A presença do balão foi identificada ainda na quarta-feira pelo Pentágono. O objeto sobrevoava uma instalação militar sensível em Montana, onde os EUA armazenam alguns de seus mísseis balísticos intercontinentais nucleares.
Em um comunicado, Austin reforçou que esta "ação legítima" dos Estados Unidos demonstrou que Biden e sua administração poriam "sempre a segurança e a proteção do povo americano em primeiro lugar, respondendo efetivamente à violação inaceitável da República Popular da China" da soberani norte-americana.