Notícia
Economia do Brasil contrai pelo sétimo trimestre consecutivo
O PIB da maior economia da América Latina contraiu 0,8% entre Julho e Setembro, prolongando uma recessão que se arrasta há dois anos.
O PIB do Brasil contraiu entre Julho e Setembro pelo sétimo trimestre consecutivo, prolongando uma recessão que ameaça a maior economia da América Latina.
De acordo com os dados revelados esta quarta-feira, 30 de Novembro, pelo gabinete nacional de estatísticas, o PIB contraiu 0,8% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, depois de uma descida de 0,4% entre Abril e Junho.
Ainda assim, a contracção foi inferior ao esperado pelos economistas consultados pela Bloomberg, que antecipavam uma quebra de 0,9%.
Em termos homólogos – ou seja, na comparação com o mesmo período do ano passado – o PIB brasileiro encolheu 2,9%, depois de uma contracção homóloga de 3,6% no trimestre anterior.
O Governo de Michel Temer tem-se concentrado em corrigir as contas públicas, com propostas para limitar a despesa e controlar os gastos com pensões, nomeadamente através do aumento da idade da reforma.
Ainda que a confiança das empresas e dos consumidores tenha melhorado, a economia não dá sinais de sair da recessão, o que tem levado os economistas a rever em baixa as suas estimativas de crescimento para o próximo ano.