Notícia
Bill Gross: "Algumas políticas de Trump recordam-me Mussolini"
Bill Gross considera "há muito vodu" na política económica de Trump. E que a política de encurralar as empresas o faz lembrar o tempo do ditador italiano Mussolini.
"Algumas destas políticas de termos prévios, onde ele [Trump] encurrala as empresas para transferirem a produção de volta aos Estados Unidos – tudo bem – mas recorda-me algumas políticas em Itália há muito tempo, associadas a Mussolini e ao controlo governamental de interesses corporativos", afirmou Bill Gross numa entrevista à rádio da Bloomberg. "Não quero que vá demasiado longe."
Bill Gross disse também que "há muito vodu" no que se refere à política de impostos de Trump, nomeadamente no que toca à descida de taxas e a repatriação de dinheiro por parte das empresas.
Donald Trump tem insistido em que as empresas produzam os seus produtos em território americano, em vez de o fazerem fora de portas. Caso contrário arriscam-se a pagar impostos elevados.
Esta postura já levou mesmo a que a Ford suspendesse a fábrica no México e anunciasse um investimento de 700 milhões no Michigan.
A General Motors também foi alvo do presidente eleito, mas a marca já reagiu, realçando que o que produz no México quase não é para consumo interno.
Esta sexta-feira, 6 de Janeiro, foi a vez da Toyota. O presidente eleito ameaçou impor uma "elevada tarifa aduaneira" à marca automóvel se vier a construir uma nova fábrica no México para depois exportar para os Estados Unidos. A Toyota já respondeu, realçando que já investiu 22 mil milhões nos EUA.
Bill Gross já tinha emitido um relatório com as suas previsões, tendo no mês passado escrito que a administração Trump poderia impulsionar os mercados de acções, mas que seria um efeito de curto prazo, já que as políticas que o presidente eleito quer implementar deverão limitar o crescimento de longo prazo da economia americana, já que restringirá os lucros das empresas.