Notícia
Morreu o primeiro chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas
O primeiro chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general João Baptista de Matos, morreu em Espanha, aos 62 anos, vítima de doença prolongada, este sábado, 4 de Novembro.
"Foi com bastante comoção que o Bureau Político do MPLA tomou conhecimento do falecimento do camarada João Baptista de Matos, General João de Matos, destacado combatente de luta pela paz em Angola e antig Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas", refere um comunicado emitido este sábado e citado pelo Novo Jornal.
João Baptista de Matos foi um dos mais conceituados generais das Forças Armadas Angolanas, que ajudou a criar, a 9 de Outubro de 1991. Entre 1992 e 2001 foi Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e fundador do Centro de Estudos Estratégicos em Angola.
João Baptista de Matos vivia entre Espanha e Angola há vários anos, sendo públicas as participações que detinha em várias empresas.
Chegou a liderar a força militar angolana enviada para a República Democrática do Congo, a pedido do então Presidente Laurent-Désiré Kabila, na guerra civil que atingiu o país vizinho, em 1998.