Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Angola convida von der Leyen para mini-cimeira com Biden

João Lourenço convidou a presidente da Comissão Europeia a deslocar-se a Angola entre 13 e 15 de outubro, por ocasião da visita de Joe Biden ao país

04 de Outubro de 2024 às 18:20
  • ...

A líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deverá deslocar-se a Angola para participar numa mini-cimeira, uma iniciativa promovida por João Lourenço no âmbito da visita do presidente norte-americano, Joe Biden, ao país, a qual terá lugar entre 13 e 15 de outubro.

O desenvolvimento Corredor do Lobito é um dos assuntos que leva Joe Biden a Angola e, nesta medida, o chefe de Estado angolano pretende organizar um encontro com os países e instituições que se se envolveram no financiamento  desta infraestrutura.

Assim, João Lourenço, convidou igualmente  para esta iniciativa os presidentes da República Democrática do Congo e da Zâmbia, Félix Tshisekedi e Hakainde Hichilema. O chefe de Estado angolano também endereçou um convite a Georgia Meloni, primeira-ministra de Itália, para se deslocar a Luanda nesta data.

O convite a Ursula von der Leyen justifica-se pela circunstância da União Europeia ter avançado com um investimento de 45 milhões de dólares em projetos ao longo do corredor, focados em áreas como a economia azul e proteção da biodiversidade. A Itália, por seu turno, anunciou a intenção de mobilizar até 320 milhões de dólares, como parte de um esforço do G7, destinados a modernizar a infraestrutura ferroviária.

O envolvimento dos EUA neste corredor ficou definitivamente fechado em junho deste ano, mês em que a administração da agência norte-americana International Development Finance Corporation (DFC) aprovou um empréstimo de 350 milhões de dólares que envolve também o Development Bank of Southern Africa (DBSA), para a concretização do mesmo.

"Este projeto inédito é o maior investimento ferroviário de sempre dos Estados Unidos em África e irá criar empregos e conectar mercados para as gerações vindouras" declarou Biden em novembro do ano passado, frisando tratar-se de um investimento superior a mil milhões de dólares (mais de 918 milhões de euros), durante uma visita de João Lourenço aos EUA.

Esta será a primeira vez que um chefe de Estado norte-americano se desloca Angola. A viagem de Biden é assim um marco histórico e constitui uma vitória diplomática do presidente angolano, João Lourenço, que tem apostado numa trajetória de aproximação aos Estados Unidos.

Ver comentários
Saber mais Ursula von der Leyen Comissão Europeia Angola João Lourenço Joe Biden
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio