Notícia
STJ revela que Sócrates ia viajar para o Brasil
O juiz Carlos Alexandre informou o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de que José Sócrates se preparava para viajar para o Brasil a 24 de Novembro, poucos dias depois de ter sido detido. O que foi revelado esta quarta-feira pelo STJ.
Iria "no âmbito da sua actividade por conta da Octapharma", a multinacional farmacêutica com a qual tinha uma avença. Esta terá sido uma das razões que fundamentaram a aplicação da medida de prisão preventiva, pelo perigo de fuga e foi comunicada ao Supremo Tribunal de Justiça pelo juiz de instrução criminal quando foi ouvido no âmbito do pedido de "habeas corpus" do ex-primeiro-ministro.
Na audiência, o advogado de Sócrates rebateu: "O meu constituinte entregou-se à prisão. Ele sabia ao que vinha. Diz mesmo [o juiz] que ele estaria no Brasil se não tivesse sido detido. Isso não é verdade. Ele não está no Brasil porque não foi para lá. E podia ter ido. Estava em Paris e apanhava um avião. Tudo isto são lendas e narrativas".
Carlos Alexandre confirmou, ainda, que antes da detenção de Sócrates, "verificou-se a retirada de objectos, dispositivos informáticos" da casa do arguido. Foram, entretanto, recuperados, "após informações fornecidas pelo mesmo em sede de interrogatório", mas esse facto serviu de fundamento para justificar o perigo de destruição de provas e de perturbação do inquérito.
Segundo o Sol noticiou, em causa terá estado o facto de uma empregada do ex-primeiro-ministro ter retirado da sua casa de Lisboa um computador que, segundo o mesmo jornal, foi levado para a casa de um vizinho, onde também fazia limpezas.
Na informação enviada para o Supremo, em que justifica a prisão preventiva com os perigos de fuga e de perturbação da prova, o Tribunal Central de Instrução Criminal pormenorizou:
- * A 19 de Novembro, José Sócrates ausentou-se de Portugal, com bilhete de regresso para o dia seguinte.
- * Em 20 de Novembro, foram realizadas diligências de busca e detenção de outros arguidos.
- * Entre os dias 20 e 21 de Novembro, verificou-se a retirada de objectos, dispositivos informáticos, da casa de José Sócrates.
- * No dia 21 de Novembro, por volta das 22:45 horas, José Sócrates, regressou de avião a Portugal.
- * No mesmo dia, pelas 23:00 horas, José Sócrates foi detido no cumprimento dos mandados de detenção emitidos.
- * A 22 de Novembro, pelas 17:05 horas, José Sócrates foi presente detido perante o juiz de Instrução criminal para interrogatório judicial.
- * A 23de Novembro, foram recuperados e apreendidos os objectos que haviam sido retirados da casa do arguido, após informações fornecidas pelo mesmo no interrogatório.
- * A 24 de Novembro, foi concluído o interrogatório judicial de José Sócrates, vindo a ser aplicada a medida de coacção de prisão preventiva pela verificação dos perigos de fuga e de perturbação da recolha e da conservação da prova.