Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sete em cada dez novos casos em tribunal são dívidas

Os portugueses estão também a pagar mais em taxas de Justiça. No último ano, a factura subiu 16 milhões de euros, revela o Diário de Notícias desta terça-feira.

Negócios 12 de Agosto de 2014 às 09:57
  • 2
  • ...

Do total de situações que deram entrada nos tribunais portugueses de primeira instância em 2013, 69,2% são respeitantes a cobrança de dívidas. A notícia faz capa na edição do Diário de Notícias desta terça-feira, 12 de Agosto.

 

Citando dados da Direcção-Geral da Política de Justiça, o jornal revela que deram entrada nos tribunais de primeira instância cerca de 676 mil acções, com a maioria a ser respeitante a dívidas.

 

A publicação concretiza que desse valor global só 102 mil são relativos a arguidos em processo penal (acusados de crimes). Existem, actualmente, 1,5 milhões de processos pendentes nos tribunais portugueses de primeira instância.

 

Os mesmos dados dão conta que menos 163 mil portugueses recorreram à Justiça. Em 2013, deram entrada nos tribunais de primeira instância 676.045 acções. No ano anterior, esse indicador tinha atingido as 839.134 acções judiciais.

 

Os portugueses estão também a pagar mais em taxas de Justiça. No último ano, a factura subiu 16 milhões de euros. Foram cobrados pelo Ministério da Justiça a este nível 237,4 milhões de euros, mais 7,2% do que em 2012, conta o Diário de Notícias.

Ver comentários
Saber mais Diário de Notícias Política de Justiça Ministério da Justiça crime lei e justiça questões sociais tribunal taxas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio