Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PJ faz buscas no Hospital de Cascais por suspeitas de falseamento de resultados

Objetivo da fraude seria aumentar as receitas que são pagas à parceria público-privada.

Pedro Catarino
Negócios 20 de Maio de 2019 às 19:17
  • ...
A Polícia Judiciária realizou buscas na sede do Grupo Lusíadas Saúde esta segunda-feira. A informação está a ser avançada pela SIC Notícias e a operação está relacionada com suspeitas de falseamento de resultados clínicos com o objetivo de aumentar o financiamento da parceria público-privada.

Na semana passada, o Ministério Público já determinar a abertura de um inquérito para apurar as denúncias: numa reportagem emitida pela SIC, atuais e antigos funcionários denunciraam casos de falseamento de dados em ficheiros de doentes e alterações no sistema da triagem na urgência.

As testemunhas denunciaram casos que eram impelidos a aligeirar sintomas ou o caso do doente, de forma a que os algoritmos da triagem de Manchester dessem uma cor de pulseira verde em vez de amarela, por exemplo, para que os tempos máximos de espera não fossem ultrapassados. O incumprimento dos tempos de espera faz o hospital incorrer em penalizações financeiras.

A SIC, que também ouviu doentes tratados na instituição, dava ainda conta de suspeitas de acrescento de informação clínica nas fichas dos doentes alegadamente para aumentar a severidade e as comorbilidades dos utentes.

Isto serviria para influenciar o financiamento que o hospital recebe, que é calculado através do "case-mix", um índice de ponderação da produção de um hospital que reflete a maior ou menor complexidade das situações.

O Grupo Lusíadas, que gere o Hospital de Cascais, negou o envolvimento da administração do Hospital em qualquer das situações relatadas, mas indicou que será feita uma análise, indicando que, a ter havido alguma das questões suscitadas, se deveria a comportamentos individuais de profissionais.
Ver comentários
Saber mais Polícia Judiciária Grupo Lusíadas Saúde Ministério Público Hospital de Cascais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio