Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Duarte Lima: "Esta decisão tem profundos e clamorosos erros de facto e jurídicos"

Duarte Lima, condenado a 10 anos de prisão efectiva, vai recorrer da sentença e acusa o Tribunal de ter feito erros "clamorosos". O ex-deputado do PSD aproveitou ainda para reafirmar que nunca foi condenado ou acusado por algo que tenha feito nas funções políticas. E deixa, ainda, o recado que não é sua a culpa do que aconteceu ao BPN.

Sérgio Lemos/Correio da Manhã
28 de Novembro de 2014 às 20:05
  • 31
  • ...

À saída do Tribunal, Duarte Lima, ex-deputado social democrata, reafirmou a intenção de recorrer da pena de prisão efectiva de 10 anos. 

 

No caso Homeland, Duarte Lima foi o arguido com a maior pena, e à saída do tribunal voltou a clamar inocência. "Esta decisão tem profundos e clamorosos erros de facto e jurídicos". A frase foi repetida. Duarte Lima diz que vai agora analisar a sentença, mas já garantiu que irá recorrer.

 

"Quando entrei hoje, antes do início do julgamento, eu disse que se a decisão espelhasse a verdade dos factos e espelhasse o que se passou durante o julgamento, o resultado seria um; também disse que se a decisão espelhasse a narrativa que tem estado no espaço público a decisão seria outra". E já no final do julgamento, Duarte Lima falou em erros de facto e jurídicos da sentença. 

 

Duarte Lima explicou que o que estava em causa apurar era se tinha havido engano ao BPN e lembrou que os elementos do banco ouvidos disseram não ter havido burla ou queixa contra promotores do negócios. O julgamento ouviu, ainda segundo Duarte Lima, sete administradores do BPN, Imofundos e private bank.

 

"Eu não admito em nenhuma circunstância ser erigido como símbolo da pessoa que pôs o BPN na posição que está", disse ainda Duarte Lima, acrescentando não se estar a vitimizar.

 

O ex-deputado acabou ainda por mostrar satisfação pela absolvição do seu filho. E lembrou que Duarte Lima e Pedro Lima tinham sido acusados de oito crimes, mas que a própria acusação deixou cair seis crimes. 

 

Diz que discorda profundamente desta decisão.E ainda contesta quem quer fazer disto um caso político. "Nunca nas funções políticas que exerci tive nenhum processo".

Ver comentários
Saber mais duarte lima homeland
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio