Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comissão Europeia recusa comentar detenção de Sócrates

A Comissão Europeia escusou-se esta segunda-feira a comentar a detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates, alegando que não se envolve em "procedimentos nacionais" que não estejam directamente relacionados com dinheiro ou actividades da União Europeia.

Reuters
24 de Novembro de 2014 às 12:16
  • 4
  • ...

Durante a conferência de imprensa diária do executivo comunitário, a porta-voz Mina Andreeva indicou que a Comissão não tem comentários a fazer à detenção do antigo chefe de Governo português, por se tratar de uma questão estritamente nacional, e, questionada sobre se Bruxelas está pelo menos a acompanhar o processo, asseverou que não.

 

"Não digo que não estejamos a par, mas não estamos a seguir o caso activamente", respondeu.

 

O ex-primeiro-ministro José Sócrates foi detido na sexta-feira à noite, quando chegava ao aeroporto de Lisboa, no âmbito de um processo de suspeitas de crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

 

Esta é a primeira vez na história da democracia portuguesa que um antigo primeiro-ministro é detido para interrogatório.

 

Às primeiras horas de sábado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou, em comunicado, a detenção de quatro pessoas, entre elas José Sócrates, que hoje continua a ser interrogado.

 

No segundo semestre de 2007, por ocasião da presidência semestral portuguesa da União Europeia, José Sócrates, enquanto chefe de Governo, presidiu aos trabalhos do Conselho da UE, tendo sido o "anfitrião" da cerimónia de assinatura do Tratado de Lisboa, que definiu o novo quadro institucional da União Europeia.

 

 

Ver comentários
Saber mais José Sócrates Comissão Europeia Bruxelas justiça
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio