Notícia
Cavaco vai estar na abertura solene do ano judicial
O presidente, que não compareceu esta segunda-feira, às comemorações do dia da República, vai discursar esta quinta-feira, 8 de Outubro, na cerimónia de abertura solene do ano judicial. A seu lado estará a ainda ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.
Cavaco Silva estará presente esta quinta-feira, 8 de Outubro, na cerimónia solene de abertura do ano judicial, confirmou ao Negócios fonte oficial de Belém. O presidente, que não compareceu às comemorações do dia da República, na passada segunda-feira, fará um intervalo nos trabalhos de audição dos partidos, com vista à formação do novo Governo, e vai discursar no Supremo Tribunal de Justiça.
A abertura do ano judicial, que estava prevista para 16 de Setembro, deslizou este ano para 8 Outubro, por forma a ocorrer já depois das eleições legislativas. A iniciativa partiu, aliás, da Presidência da República, que considerou ser "conveniente marcar a cerimónia para uma data imediatamente subsequente à realização do acto eleitoral".
Além de Cavaco Silva estarão presentes na cerimónia, como é habitual, a bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Fraga, a Procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal e o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, António Henriques Gaspar.
Em representação do Primeiro-ministro, estará a ainda ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz, naquela que será a sua última intervenção pública, ainda enquanto governante, perante as magistraturas. Assunção Esteves, presidente da Assembleia da República, marcará presença, mas não vai discursar.
Na abertura solene do ano judicial as várias intervenções versam, em regra, sobre o estado da justiça e surgem, não raro, carregadas de críticas à actuação dos governantes e de expectativas sobre as mudanças que possam estar sobre a mesa.