Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OE2020: Diretiva europeia impede diferenciação do IVA em função do consumidor

Os artigos do Orçamento do Estado 2020 relativos a reduções do IVA para a eletricidade estão a ser votados hoje na Assembleia da República.

Pela primeira vez, os preços da luz vão baixar em 2018, fruto de algumas medidas implementadas durante 2017 neste sector. Quer por via de decisões do Governo, ou por medidas parlamentares, o sector da energia mexeu. E muito, na tentativa de cortar as alegadas rendas excessivas.
05 de Fevereiro de 2020 às 23:55
  • ...
Uma diferenciação da taxa do IVA consoante a natureza do consumidor "não está em conformidade" com a diretiva europeia deste imposto, disse na quarta-feira à Lusa fonte da Comissão Europeia.

"Parece muito claro que não está em conformidade com a diretiva do IVA", disse a fonte, frisando, no entanto, que a Comissão Europeia "só analisa normalmente legislação que esteja plenamente adotada" pelos Estados-membros.

Os artigos do Orçamento do Estado 2020 relativos a reduções do IVA para a eletricidade estão a ser votados hoje na Assembleia da República.

Em votação estão propostas do PSD, BE e PCP sobre a descida da taxa do IVA da luz.

O PSD propõe uma descida do IVA da eletricidade para consumo doméstico de 23% para 6% a partir de outubro, o BE uma descida da taxa do IVA da eletricidade e do gás natural de 23% para 13% a partir de julho (e até ao final da legislatura uma taxa reduzida de 6%), e o PCP a redução imediata para 6% do IVA cobrado na eletricidade, gás natural e gás engarrafado.

A fonte da Comissão Europeia explicou à Lusa que a diretiva do IVA "não permite a diferenciação de taxas aplicadas a um mesmo produto em função do consumidor".

Questionada por outro lado sobre a proposta do Governo, liderado pelo PS, de baixar o IVA da eletricidade para os escalões mais baixos de consumo, a fonte afirmou que Bruxelas está a analisar o pedido e está em contacto com as autoridades portuguesas "para melhor perceber a intenção precisa" da proposta.
Ver comentários
Saber mais OE2020 IVA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio