Notícia
Carros híbridos com desconto de 60% em ISV
A "Fiscalidade Verde" vem atribuir um desconto mais elevado aos automóveis híbridos, mas reduz o benefício para os "plug-in". Os veículos a GPL também vêem a bonificação reduzida de 50% para 40%.
Os automóveis híbridos vão passar a beneficiar de uma redução superior no Imposto Sobre Veículos, de acordo com a reforma da "Fiscalidade Verde" apresentada esta quinta-feira pelo Governo. O desconto passa de 50% para 60%, enquanto os modelos "plug-in" descem para apenas 25%.
Passa a ser aplicado um desconto de "60% aos automóveis ligeiros de passageiros que se apresentem equipados com motores híbridos, preparados para o consumo, no seu sistema de propulsão, quer de energia eléctrica ou solar quer de gasolina ou de gasóleo", refere o documento. Até aqui, de acordo com o Código do ISV, era de 50%.
Na redacção actual do Código do ISV eram identificados apenas os híbridos, pelo que todo o tipo de automóveis com esta tecnologia beneficiavam de 50%. Com a "Fiscalidade Verde", surgem os híbridos "plug-in", ou seja, que carregam as baterias com uma ligação à corrente eléctrica, mas apenas com uma dedução de 25%. Os totalmente eléctricos continuam sem pagar ISV.
Menor benefício passam também a ter os veículos a GPL. No documento revelado esta quinta-feira pode ler-se que é aplicado um desconto de "40% aos automóveis ligeiros de passageiros que utilizem exclusivamente como combustível gases de petróleo liquefeito (GPL) ou gás natural". Até aqui era de 50%.