Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IRS: reembolso médio por família ronda os 955 euros

O prazo para a entrega do IRS terminou na passada quarta-feira. Os primeiros números indicam que as famílias estão a receber um reembolso médio de 955 euros, no prazo de 23 dias. Cerca de 30% dos agregados não têm nada a receber ou tem mesmo de pagar IRS.  

A carregar o vídeo ...
  • 7
  • ...

Depois de um primeiro ano confuso, por causa do e-factura, os prazos de reembolso do IRS voltaram a normalizar. Até ao momento, a Autoridade Tributária já emitiu cerca de 2,1 milhões de ordens de reembolsos, que ultrapassam globalmente os 2,2 mil milhões de euros. As famílias estão a receber um valor médio de 955 euros das Finanças, num prazo médio de 23 dias.

 

Segundo números oficiais, fornecidos esta sexta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (SEAF) durante uma entrevista ao Negócios e à Antena 1 (a publicar na edição da próxima segunda-feira, 5 de Junho), até ao momento o Fisco já liquidou 4,2 milhões de declarações de IRS (para se ter uma ideia, elas costumam rondar as 5 milhões todos os anos).

 

Deste bolo, mais de metade já deu origem a ordens de reembolso – são as tais 2,2 milhões de declarações, cujo valor global supera os 2,1 mil milhões de euros. Há ainda a registar 1,4 milhões de declarações sem qualquer reembolso ou pagamento, tendo já sido emitidas 585 mil notas de cobrança (para os contribuintes que durante o ano passado não fizeram retenções na fonte suficientes).

 

Fernando Rocha Andrade adiantou ainda que cerca de 800 mil contribuintes foram abrangidos pelo IRS automático, isto é, aceitaram a declaração pré-preenchida que lhes foi apresentada pelas Finanças, sem fazer qualquer alteração. Trata-se de uma valência que foi introduzida este ano, e que contribuiu para uma descida substancial dos prazos médios de reembolso.

 

Este ano, o Fisco está a reembolsar o IRS retido em excesso em 2016 num prazo médio de 23 dias, quando no ano passado demorou 36 dias, e em 2015 30 dias.

Ver comentários
Saber mais secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Autoridade Tributária Fernando Rocha Andrade orçamento do estado e impostos reembolsos de IRS declarações automáticas e-factura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio