Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Simulador permite saber quanto vai custar a mais o selo do carro

A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel criou simuladores que fazem as contas aos aumentos dos impostos sobre os carros na proposta de Orçamento do Estado para 2017. “Mais um ataque ao sector”, dizem os responsáveis.

Miguel Baltazar/Negócios
25 de Outubro de 2016 às 09:57
  • 8
  • ...
A proposta de OE para o próximo ano consagra aumentos tanto no Imposto Sobre Veículos (ISV), pago sempre que se adquire um carro novo, como no Imposto Único Automóvel (IUC), o chamado selo do carro, pago anualmente no mês de aniversário da matrícula.
 
A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) fez as contas e criou simuladores onde os automobilistas podem  verificar as alterações e saberem o que vão pagar a partir de 2017, comparando com os valores actuais.
 
As taxas do ISV deverão subir 3% no próximo ano, à semelhança do que aconteceu já em 2016. A subida é generalizada para os ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e motos e, em termos de emissões, tanto os carros mais poluentes como os menos poluentes vão ter o imposto agravado.

Já o IUC  irá ter um crescimento médio de 0,8%, podendo atingir os 6,5% ou os 8,8% para o caso de veículos mais poluidores. A subida fica acima da que se registou no Orçamento do Estado para 2016, onde o aumento foi de 0,5%.
 
Refira-se ainda que os carros novos, comprados a partir de 1 de Janeiro de 2017, terão também de contar com taxas adicionais no IUC. Se a viatura emitir entre 180 e 250 gramas de dióxido de carbono por quilómetro, é preciso pagar 38,08 euros. Acima disso, o valor passa para os 65,24 euros.
 
Para consultar os simuladores da ANECRA siga os seguintes links:

Imposto Sobre Veículos

Imposto Único Automóvel
Ver comentários
Saber mais Imposto Sobre Veículos Imposto Único Automóvel Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel ANECRA Orçamento do Estado economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio