Notícia
Hollande mantém intenção de aumentar os impostos sobre os mais ricos
Depois do Tribunal Constitucional francês ter travado a medida que previa uma taxa de imposto de 75% sobre os rendimentos superiores a 1 milhão de euros, François Hollande garante que mantém a intenção de aumentar os impostos sobre os mais ricos.
“Iremos sempre pedir mais aos que mais têm”, disse o presidente francês no primeiro comentário à decisão do Tribunal Constitucional. Hollande garantiu que mantém a intenção de aumentar os impostos sobre os mais ricos e avançou que irá “ajustar” a medida “sem alterar o seu objectivo”, de acordo com o "Financial Times".
A criação de uma taxa de imposto de 75% sobre os rendimentos superiores a 1 milhão de euros era uma das medidas mais emblemáticas da campanha eleitoral do actual Chefe de Estado francês. Popular entre a maioria do eleitorado de Hollande, a medida foi alvo de duras críticas e levou alguns milionários franceses a ameaçarem abandonar a cidadania francesa.
Em jeito de balanço, Hollande afirmou que os primeiros meses do seu mandato tiveram “altos e baixos”. Mostrou-se optimista quanto ao futuro da Zona Euro e elegeu como prioridade para 2013 o combate ao desemprego.
“As nossas energias estarão viradas para um único objectivo: inverter a curva do desemprego. Temos que ser bem-sucedidos”, disse o presidente francês citado pelo "Financial Times".