Notícia
Bloco diz que alívio de IRS deve "concentrar-se" nos mais penalizados
Catarina Martins admite que alívio de IRS ajuda contribuintes de todos os escalões mas defende que os mais penalizados pelo enorme aumento de impostos devem ser beneficiados. Bloco recorda grupo de trabalho da dívida.
A líder do Bloco de Esquerda defendeu esta segunda-feira, 18 de Setembro, que o alívio de IRS previsto para 2018 deve "concentrar-se" nos contribuintes mais penalizados pelo "enorme aumento de impostos" que vigora desde 2013.
Catarina Martins falava aos jornalistas à margem de uma visita ao hospital das Caldas da Rainha, comentava assim a garantia deixada por Mário Centeno na entrevista à RTP quando afirmou que a redução do IRS vai beneficiar "todos os escalões".
A coordenadora bloquista acrescentou que sobre o alívio fiscal "era bom que fossem tomadas duas decisões": Que a baixa do IRS fosse "significativa" e "havendo um alívio, este deve concentrar-se nos escalões mais penalizados".
No entanto, Catarina Martins admite que se houver mexidas no IRS "terá um alívio positivo em vários escalões", lembrando que a proposta do Bloco de Esquerda passa por desdobrar os segundo e terceiro escalões.
Quanto à redução da dívida pública, que Mário Centeno diz que vai ter a "maior redução em 19 anos", a líder bloquista deixou uma espécie de lembrete ao Executivo. "O grupo de trabalho da dívida [no qual o Bloco e o Governo participaram] tinha propostas muito concretas. Vamos aguardar para ver como o Governo vai baixar a dívida".