Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preço dos solos rústicos sobe mas incerteza trava vendas

Responsáveis de imobiliárias ouvidas pelo Público dão conta de um aumento do preço dos terrenos rústicos mas dizem que a nova lei, que está em vigor mas que será alterada na especialidade, traz incerteza.

A avaliação geral dos prédios rústicos devia ter avançado em 2017, mas só ago    ra está a ser concretizada. Fisco não diz quando terminará.
João Cortesão
18 de Fevereiro de 2025 às 08:50
  • ...

A Imovirtual dá conta de um aumento de 3% nos terrenos rústicos, face ao ano passado; a Era aponta para uma subida de 71% desde o início deste ano e, embora não tenha dados nesse sentido, a Remax espera um aumento.

Ouvidas pelo Público, as imobiliárias dão conta de aumentos na sequência da alteração à lei dos solos, feita para permitir a construção em terrenos rústicos, mas sublinham que o processo traz incerteza ao mercado. Havendo poucas vendas concretizadas ainda é cedo para tirar conclusões.

A lei está em vigor e como explica o jornal passou o primeiro teste, já que o diploma foi alvo de apreciação parlamentar mas o PS absteve-se na proposta de revogação e o Chega votou contra. Assim, embora esteja em vigor, o diploma será alterado na especialidade.  

A expectativa do presidente da Associação dos Profissionais de Empresas de Mediação (APEMIP), Paulo Caiado, é que "a lei não tenha qualquer efeito sobre o mercado" de habitação. Porque ainda não há reclassificações de terrenos e porque todo o processo até à construção será lento.

Ver comentários
Saber mais Lei dos solos imobiliário preço de terrenos terrenos rústicos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio