Notícia
Preço dos solos rústicos sobe mas incerteza trava vendas
Responsáveis de imobiliárias ouvidas pelo Público dão conta de um aumento do preço dos terrenos rústicos mas dizem que a nova lei, que está em vigor mas que será alterada na especialidade, traz incerteza.
A Imovirtual dá conta de um aumento de 3% nos terrenos rústicos, face ao ano passado; a Era aponta para uma subida de 71% desde o início deste ano e, embora não tenha dados nesse sentido, a Remax espera um aumento.
Ouvidas pelo Público, as imobiliárias dão conta de aumentos na sequência da alteração à lei dos solos, feita para permitir a construção em terrenos rústicos, mas sublinham que o processo traz incerteza ao mercado. Havendo poucas vendas concretizadas ainda é cedo para tirar conclusões.
A lei está em vigor e como explica o jornal passou o primeiro teste, já que o diploma foi alvo de apreciação parlamentar mas o PS absteve-se na proposta de revogação e o Chega votou contra. Assim, embora esteja em vigor, o diploma será alterado na especialidade.
A expectativa do presidente da Associação dos Profissionais de Empresas de Mediação (APEMIP), Paulo Caiado, é que "a lei não tenha qualquer efeito sobre o mercado" de habitação. Porque ainda não há reclassificações de terrenos e porque todo o processo até à construção será lento.