Notícia
Governo quer usar terrenos rústicos para construção de casas de função para polícias e professores
O Governo quer alterar a Lei dos Solos por forma a permitir a utilização de terrenos rústicos para “soluções sustentáveis de habitação”. As casas de função para professores ou polícias serão um dos usos possíveis, mas também para trabalhadores agrícolas ou do turismo ou para habitação acessível.
A Lei dos Solos deverá ser alterada no sentido de permitir o uso de solos rústicos para soluções sustentáveis de habitação, entre as quais a oferta para as chamadas "casas de função", destinadas a professores ou profissionais de forças de segurança deslocados.
A medida está incluída na Nova Estratégia para a Habitação, apresentada esta sexta-feira no Porto pelo primeiro-ministro e pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação. O Governo quer avançar com uma iniciativa legislativa neste sentido no prazo de 60 dias, sendo que as alterações terão de passar pelo Parlamento.
"É essencial permitir o uso de solos rústicos, que têm apetência" para habitação, explicou Miguel Pinto Luz na apresentação. "No Alentejo temos um flagelo", no Algarve também "e temos de encontar soluções", sublinhou.
A ideia é que seja também contemplada a construção de habitação para trabalhadores agrícolas, industriais e para o setor do turismo. A ideia é resolver problemas de habitação como os que se verificam em algumas zonas do Alentejo ou Algarve devido à afluência de trabalhadores sazonais.
A alteração à lei dos solos visa, igualmente, a agilização da construção de habitação a custos controlados ou para arrendamento acessível, bem como para alojamento temporário, reforçando a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT), que se destina a responder a casos de pessoas que precisam de soluções de alojamento de emergência (devido a acontecimentos excecionais ou imprevisíveis ou a situações de risco iminente, por exemplo), ou de transição (situações em que tem de haver um acompanhamento antes de as pessoas poderem ser encaminhadas para uma solução habitacional definitiva).