Notícia
Governo quer encerrar QREN nas próximas semanas
O ministro do planeamento disse no Parlamento que já foram apresentados 3 mil milhões de euros de candidaturas ao investimento no Portugal 2020 e que o governo duplicará os montantes de fundos europeus disponíveis.
O secretário de estado do desenvolvimento e coesão, Nelson de Souza, afirmou esta quarta-feira no parlamento que o governo vai conseguir encerrar o anterior Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) nas próximas semanas, depois de ter encontrado "centenas de milhões de euros" por pagar por parte das autoridades de gestão.
O secretário de Estado explicou que em Novembro, quando o actual governo tomou posse, os 100% de despesa apresentada "estava pago pelos promotores dos investimentos mas não estava paga pelas autoridades de gestão", o que "impedia o encerramento" do quadro comunitário.
Um valor que, disse, ascendia "a algumas centenas de milhões de euros" e que foi crescendo ao longo do ano "fruto dos diversos programas do QREN não terem sido encerados".
"O que estivemos a fazer, em situação difícil e com recursos limitados, foi encontrar soluções para encerrar o QREN", disse, acrescentando que isso será conseguido nas próximas semanas.
Também o ministro do planeamento e das infra-estruturas, Pedro Marques, salientou na comissão de economia, inovação e obras públicas que foram pagos nos últimos meses cerca de 120 milhões deste quadro que, lembrou, o governo anterior pretendia que fosse encerrado em Junho de 2015.
Já relativamente às verbas do Portugal2020, o ministro acusou o anterior governo de ter pago apenas 4 milhões de euros a 15 projectos, tendo o actual executivo atingido os 200 milhões de pagamentos em 6 meses.
Pedro Marques salientou que em Abril/Maio as empresas "candidataram-se como nunca", num total de 3 mil milhões de euros de candidaturas ao investimento, salientando que "o governo duplicará os montantes de fundos europeus disponíveis".