Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundos europeus "puxam" investimento de 5 mil milhões

O Orçamento do Estado para 2017 define uma meta de execução dos Fundos de Coesão de 16%, que se possa traduzir num investimento total de cinco mil milhões de euros.

Bruno Simão
14 de Outubro de 2016 às 23:02
  • 4
  • ...
No documento da proposta de Orçamento do Estado para 2017 o Governo define as metas para a utilização dos fundos europeus. Nomeadamente a sua taxa de execução e o investimento induzido.

"A dinamização do investimento na economia nacional será ainda acelerada através da utilização dos fundos estruturais e de investimento europeus, estimando-se uma execução de cerca de 16% em 2017 do valor total programado (Fundos de Coesão), o que induzirá um investimento total estimado superior a 5 mil milhões de euros durante o próximo ano", pode ler-se no documento. 

A taxa de execução estimada representa um aumento de dois pontos percentuais face à execução registada no período homólogo do QREN, segundo os dados divulgados pelo Executivo

 

O Governo promoverá, nesse sentido, "um conjunto de medidas, como a majoração das taxas de cofinanciamento ou a aprovação de operações em montantes superiores aos previstos, tendo por base a agilização de processos e procedimentos". 

 

Para além de uma desejada aceleração e antecipação da execução destes fundos, o Orçamento do Estado "contempla [também] uma dotação específica, centralizada no Ministério das Finanças, que foi criada exclusivamente para o reforço da contrapartida pública nacional em projectos financiados pelo Portugal 2020 visando, assim, garantir a contrapartida financeira necessária a maximizar a execução dos programas comunitários". 

Ainda neste âmbito, "o Governo dará início a uma avaliação estratégica do uso dos fundos estruturais, tendo em conta a adequação com a política do Governo, em geral, e com as prioridades do Programa Nacional de Reformas, em especial. Deste exercício, resultará uma reorientação programática do Portugal 2020".

Ver comentários
Saber mais Portugal 2020 QREN PAC Fundo de Coesão FEDER
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio