Notícia
Governo espera ter aumentos salariais pagos a todos os funcionários em maio
Em causa estão os aumentos de 10 euros para os vencimentos mais baixos e de 0,3% para os restantes funcionários públicos. O atraso no pagamento dos aumentos no setor da saúde foi particularmente polémico.
O Governo espera ter todos os aumentos salariais pagos este mês de maio. O atraso na atualização dos vencimentos – com aumentos de dez euros para quem menos ganha e de 0,3% para os restantes – foi particularmente polémico no caso do setor da saúde.
Foram "operacionalizados os aumentos salariais", ficando "expectavelmente pagos em todas as áreas no mês de maio", disse a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, no arranque de uma audição no Parlamento.
Os aumentos são de dez euros para quem recebia até 683 euros (incluindo assistentes operacionais) e de 0,3% para os restantes funcionários.
O Governo sempre disse que eventuais atrasos seriam pagos com retroativos.
Esta é a primeira vez que há aumentos salariais gerais para todos os funcionários públicos desde 2009 e não é certo que este se torne um procedimento normal, como tinha prometido o Governo.
Na sua intervenção inicial Alexandra Leitão não referiu a promessa de aumentos de 1% ou mais para o próximo ano, que de acordo com o ministro da Economia, Siza Vieira, estão agora comprometidos.