Notícia
Vítor Gaspar sai do Governo
Passos Coelho vai hoje a Belém, sendo que em cima da mesa está uma remodelação que vai afectar o ministro das Finanças.
O primeiro-ministro irá esta segunda-feira a Belém, depois de ter pedido uma reunião de urgência com Cavaco Silva. De acordo com a TSF, que avança com a notícia, em causa pode estar a saída do ministro das Finanças. Entretanto, a informação foi já confirmada pelo site oficial da Presidência da República, que adiantou que Maria Luís Albuquerque, até aqui secretária de Estado do Tesouro, será a nova ministra das Finanças.
A saída de Vítor Gaspar era já do conhecimento do primeiro-ministro e do Presidente da República "há alguma semanas", disse uma fonte conhecedora do processo ao Negócios.
Depois da TSF ter avançado em primeira-mão, a generalidade dos meios de comunicação social também já avançou com a mesma informação, dando certa a saída de Vítor Gaspar do Governo. Foram várias as informações que circularam sobre o substituto de Gaspar: Paulo Macedo, actual ministro da Saúde, e Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, eram os nomes mais falados.
Oriundo do Banco Central Europeu, Vítor Gaspar esteve dois anos no Governo de Passos Coelho, tendo nos últimos tempos sido mais contestado, inclusivé dentro do Governo e dos partidos que apoiam o Executivo.
(Notícia actualizada às 17h14 com a confirmação da notícia)