Notícia
Portugal reembolsa mais de 2,7 mil milhões ao FMI
O Ministério das Finanças revelou que fez mais um pagamento antecipado ao FMI esta quinta-feira, 16 de Novembro. No total, Portugal já pagou ao fundo 76% do total do empréstimo concedido.
Portugal fez assim mais um pagamento antecipado ao FMI. Este valor vencia entre Junho de 2020 e Maio de 2021, revela o Ministério das Finanças.
O ministério liderado por Mário Centeno adianta que no total deste ano, foram feitos pagamentos antecipados ao FMI de 9.012 milhões de euros, "o valor máximo amortizado, em termos anuais, até à presente data", sublinha o comunicado.
A equipa liderada por Mário Centeno diz ainda que "o plano de amortizações antecipadas do FMI continuará a ser implementado em 2018", tal como já estava estipulado anteriormente.
Em Outubro, Portugal reembolsou antecipadamente o FMI em mil milhões de euros, tendo na altura sido dito que "no final deste ano estarão também garantidas cerca de 40% das necessidades brutas de financiamento de 2018", incluindo os 1.400 milhões de euros de pagamentos ao FMI que estão agendados para o próximo ano. O plano anterior do Governo passava por efectuar pagamentos de 5 mil milhões de euros ao FMI em 2018, valor que foi revisto em baixa devido aos reembolsos antecipados para o final deste ano.
"O reembolso antecipado ao FMI contribui decisivamente para a melhoria da sustentabilidade da dívida, reduzindo o custo desta e permitindo, simultaneamente, uma gestão dos pagamentos mais equilibrada e o aumento da maturidade média", acrescenta o comunicado emitido esta sexta-feira, 17 de Novembro.
(Notícia actualizada às 9:49 com mais informação)